quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Leitura #8 e Opinião - A Hora Secreta de Scott Westerfeld

O Inicio de uma nova triologia:
Midnighters - A Hora Secreta
Coisas estranhas acontecem à meia-noite, na cidade de Bixby, no Oklahoma. O tempo para. Ninguém se mexe. Todas as noites, durante uma hora secreta, a cidade pertence às criaturas negras que vivem nas sombras. Apenas um grupo de adolescentes conhece a hora secreta - só eles conseguem mover-se livremente no tempo da meia-noite. Designam-se a si próprios como midnighters

O autor, finalmente um autor masculino por aqui: Scott Westerfeld
Sim, continuam sem se mostrar velhos jarretas...
Scott Westerfeld, nascido no Texas (EUA), escreveu muitas obras aclamadas, incluindo a trilogia Midnighters, a série Uglies (quadriologia que a Vogais & Co. publicará em breve), e ainda uma nova trilogia (que também editaremos) que começa com Leviathan, um livro belissimamente ilustrado por Keith Thompson. Os seus livros foram nomeados pelo New York Times para integrar a lista «Notable Books of the Year» e ganhou os prémios Aurealis Award, Victorian Premier Award e Philip K. Dick Special Citation. As suas obras figuram regularmente nos tops de vendas nos EUA e noutros países. Scott é também designer e atualmente vive entre Nova Iorque e Sydney, na Austrália.

E a esperada opinião:
Este primeiro livro da série Midnighters foi a minha estreia com o autor. Ainda que a série Uglies deste também pareça interessante, como estava na posse deste livr decidi começar por esta.

Como já estava informada de que este livro era essencialmente YA, as minhas expectativas não eram demasiado altas, pois apesar de continuar a apostar em certas séries YA reconheço que o meu entusiasmo por esse tipo de livros esmoreceu bastante.
No entanto com tão boas criticas, esta era uma série que eu queria, no minimo ter contacto pela primeira vez e depois logo decidia aquilo que queria fazer.

Devo confessar que o inicio do livro foi bastante confuso e este autor destinguio-se dos restantes pelo facto de, em vez de começar com as explicações do o que eram Midnighters, quais as suas caracteristicas, para que é que serviam e basicamente o porque de serem motivo de uma história, não. O autor preferiu começar a história sem explicar absolutamente nada, dando-nos leves pistas de que com os personagens Rex, Melissa e Dess se passava algo fora do comum. Dando-nos pistas de que Jessica também faria parte desse universo paralelo e mais tarde que Jonanthan também era de facto um Midnighter. Ao longo do livro e á medida que o autor nos foi permitindo, fomos percebendo o que era a verdeira meia-noite ou hora secreta ou ainda tempo azul, o que se passava durante essa hora e os vários poderes de cada midnighter. Apesar de existir romance neste livro, este não acentuado, sendo que a história assenta principalmente na missão que têm enquanto Midnighters.
Por este motivo, o livro não tem alguns dos habituais dramas amorosos dos livros YA o que tenho a certeza serviu para poder aproveitar melhor esta leitura e decidiu entre o ter gostado bastante deste novo mundo, deste personagens e das suas caracteristicas e o não ter gostado e quem sabe ter desistido da leitura.

No fim apesar de a escrita ser bastante básica e simples, as descrições são bem feitas e a construção do enredo também não lhe fica muito atrás. Consegui assim gostar desta leitura e ganhar curiosidade para acabar a triologia.

 

Sem comentários: