Este mês, já depois de quase meio ano sem puder comprá-la ou por esquecimo da data de publicação, comprei-a finalmente. A revista de que falo, tem o ridiculamente óbvio nome de Super Interessante, conclua-se que o mesmo se aplica, na minha opinião, na perfeição. O facto de custar quase 3 euros é, por mim considerado, um absurdo, qualquer dia nem uma revista (sem ser cor-de-rosa) se pode ler, mas depois dizem que somos um pais com uma taxa de incultos e/ou analfabetos estapurdiamente alta.
Dizia eu que finalmente arranjei coragem para me livrar de 3 euros, não sem antes, claro, olhar para a capa/indice da revista ver se o conteúdo desta valia o dinheiro dispendido.
O facto é que bastaram palavras: Mundos Paralelos e Perturbações Mentais para eu automáticamente esquecer o valor da revista.
Não pretendia alongar-me mas, desculpem-me se quando falo destes temas me entusiamo!
Assunto Primeiro: Perturbações Mentais
A primeira pergunta que imponho é: Quando é que uma pessoa é considerada louca??
Convenhamos que estando eu a falar de perturbações mentais, não quero obviamente referir-me a pessoas excêntricas, demasiado exibicionistas ou com queda para desportos radicais.
Estas são, em traços largos e como forma de resposta á pergunta, as doenças ou alterações psiquicas e do comportamento mais frequentes na sociedade moderna, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde.
- Depressão
Segundo a OMS afecta cerca de 121 milhões de pessoas, e é responsável pelo escandaloso número de 850 mil suicidios anuais. É sabido, como não podia deixar de ser, que afecta o dobro das mulheres do que dos homens. A revista descreve ainda esta doença como tristeza patológica!
Deverá então estar na altura do termo Depressão, ser usado com menos ousadez e mais inteligência, é um problema real e que necessita de tratamento tanto psicoterapêutico como farmacológico. Então, mulheres histéricas ( sendo muitas vezes idênticas a galinhas ), desgostos de amor (principalmente na faixa etária dos 14 aos 18) e pessoas introvertidas não são considerados possiveis sintomas de depressão.
- Distúrbios de Ansiedade
- Fobia específica
- Ansiedade Generalizada
- Angústia (desgostos amoros de adoloscência também não entram nesta categoria)
- Fobia Social
- Distúrbios Obsessivo-compulsivo
São cada vez mais frequentes, e os casos mais óbvios são quando vemos um amigo/familiar nosso verificar 10 vezes se fechou bem a porta da rua, ou do carro. Verificar 15 vezes se a luz do hall ficou apagada e chegados ao trabalho, voltarem a casa para verifcar uma 11ª vez se tudo fico nos conformes. Deve ser dificil arranjar tempo para tudo.
- Esquizofrenia
Chamem-me o que quiserem se me fascino com o mau funcionamento do cérebro, no entanto, esta é das doenças que mais me fascina, pelo simples facto de se manifestar em distorções de percepção, pensamentos e emoções.
- Demência
No mais puro sentido da palavra, demência é ser-se senil. Existem deficiências na memória, pensamento, orientação, compreensão e por aí adiante.
Outro termo, que sugere mais respeito ao ser usado. Se nos esquecemos da carteira em casa, se metemos a roupa suja no lixo e o lixo no balde da roupa suja... Não, não somos dementes, somos distraidos, patêgos...
Estas são as 5 doenças que mais me suscitam interesse, há outras consideradas do foro das Perturbações mentais, como o Alcoolismo, os Distúrbios alimentares, etc... mas como já referi, apesar de mais tarde se poder vir a verificar um mau funcionamento do cérebro devido ao prolongamento de uma destas doenças, nenhuma compete com as acima referidas no que toca a distorções de realidade e na vivência de um mundo totalmente paralelo e á parte do nosso!
Aproveitando a deixa....
Assunto Segundo: Magia e Ocultismo
Sou sem dúvida sofrega nas tentativas de acreditar ou idealizar a magia e o ocultismo, as crenças e rituais inerentes a isso. No entanto é algo que me transcênde sobremaneira, o facto de (mostrado em fotografias, bastante explicitas na revista) um grupo de homens e mulheres nus, com máscaras e em rodinha dizerem que ao fazerem uma determinada dança e bem podemos chamar isso de dança? Talvez movimentos alietórios e sem coordenação faz com que a entidade que estes individuos acham sua superiora, lhes seja devota com total adoração por tal demonstração horrenda e obscena por parte dos seus seguidores.
Temos ainda os grupos de iluminados que decidiram numa possivel excurssão que numa aldeia chamada Bugarach, situada no sudoeste de França, algures que um cume nas proximidades serve neste momento aos nossos amigos ET'S sim aqueles extraterrestes verdinhos e com olhos de mosca, de abrigo. Pois quando em 12 de Dezembro de 2012, os escolhidos por outra qualquer entidade superior, forem salvos do fim do mundo em cuécas, estarão os verdocas á espera para os resgatar para....pois não há qualquer referência ao local não fossem os paparazzi saber!
Atenção, longe de mim duvidar ou desacreditar tais crenças, mas como ainda sou possuidora de livre arbritio e alguma sanidade permitam-me dizer que, talvez tudo o que falei a cima sobre Perturbações Mentais aka Loucos se aplique a pessoas com tais crendices.
Oferta do Blog:
Deixo-vos um pequeno cântico que podem entoar para afastar o mau olhado:
"Deus te remiu
Deus te crioi
Deus te livre
De quem para ti mal olhou
Em nome do Pai do Filho do Espirito Santo
Virgem do Pranto paranto?! mas é necessário o derramamento de lágrimas?.
Tirai este quebranto"
Este cântico não se aplica a pessoas com rouquidão crónica, voz nasalada ou sopinhas de massa ainda que infligias por um aparelho dentário.
Sem comentários:
Enviar um comentário